sábado, dezembro 16, 2006

O mundo está triste

A tristeza que entendemos nesse texto abaixo, não tem qualquer relação com “frustração” ou “infelicidade”, seria uma tristeza mundial, uma amargura incalculável e de dimensões oceânicas.

Até o mais otimista se intimida com sua felicidade, muitas vezes, não acredita, disfarça e não quer protocolá-la.O desfecho final de qualquer festa ou montueiro de gente fica sendo – como todos já sabem – a solidão, a falta de sentido praquela comemoração absurda e muitas vezes ‘boba’ – esse seria o termo mais sutil para representá-la.

Sem querer jogar confetes no assunto já marginalizado da tristeza como um todo,
muitos por hora ou por dia, se abalam com as novas espécies médicas: depressão,
medo, insônia, distimia e pesadelos.Há uma falta de sentido para o que vocês
fazem, não?


Qual o objetivo concreto de mostrar-se feliz, se esse traço deveria aparecer estampado naturalmente como fazem as formigas levando as carcaças de moscas?

Os jornais estão mostrando com muita freqüência até, guerras, fomes e pestes; quando um estudante compõe sua redação, ele sempre menciona a tríade do horror.


Uma só comemoração e logo se desfazem os fogos de artifícios, pois eram superficiais e mínimos diante do abalo interior que sofreram.


O mundo se comporta ignorando os observadores, calando os delatores e
aumentando a angústia deles próprios, ao passo que não afirmam morarem em lares
desfeitos, ao passo que se confortam com o vidro do carro quebrado, que poderão
arrumar amanhã.

____________

W.F. Júnior

6 comentários:

Dinha disse...

quem disse que era fácil viver?

mais dificuldade a torna mais interessante, poxa!hahaha

inclusive os conflitos engrandecem o homem.

Dinha disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Dinha disse...

a torna(me refiro à vida)

Anônimo disse...

O homem dá mais valor à sua vida quando sente-a ameaçada. Caso existisse um céu ele seria sem graça para uma alma, pois não haveria nada que pudesse ameaça-lo e dar um sentido a sua existência.
Fome, peste e guerra são caprichos da humanidade. O homem é, em si, mau. Ares incita os homens a querer viver!
Ter uma visão pessimista em nada mudará a situação e estará condenada ao nada. Talvez tenha medo do nada que será inevitável para você.
O homem cria barreiras toda vez que é ameaçado, é inevitável; é algo inerente ao ser humano.

Anônimo disse...

Sou o mesmo de antes. Observei que vc nasceu no ano do cachorro. Pra fazer uma piada que será a caricatura da sua situação: sente-se como um cachorro sem dono, longe do seu pratinho de comida e sem água pra beber. Sem ossinho, sem nada... ser pessimista quanto ao final é inevitável.

H A R P I A disse...

Há muito tempo não espero mais nada, não sonho com mais nada, não vejo nada mais além do que já consegui chegar. Mas continuo como se esperasse, como se sonhasse, como se ainda quisesse conseguir mais. Mentir para mim? Sou uma péssima atriz! Pessimismo? Niilismo? Acho que em breve teremos uma nova definição para esse novo estado em que nos encontramos. Paramos para ler um texto como esse e ao mesmo instante que sentimos tocados, não sentimos mais. Como se explica?