terça-feira, agosto 23, 2005

... e que se resolva por si só.

Quando aos doze anos, batista, eu me surpreendia com os pedidos que esse menino, agora com vinte e três, fazia a um Deus, que o povo ocidental insiste em dizer que é o verdadeiro Deus, quando, sabemos hoje, por vários meios (internet, viagens, história, livros...etc) que existem várias concepções de Deuses, vários livros como a bíblia e vários salvadores como Jesus.
Com isso, não estou afirmando que Deus ou qualquer outra divindade nunca tenha existido, apenas vou a partir de algumas linhas, tentar entender esse Deus da bíblia, hoje quase inoperante, ou totalmente.

Existem vários mares (hoje sabemos) eu poderia citar vários, mas, vamos apenas saber que existem vários. O Deus da bíblia, pra provar seu poder aos faraós e seus arraigados, separou um Mar do Outro, e pelo menos nesse caso, a fé não foi suficiente por parte dos 'amigos' de Móisés. Não é falada na bíblia que a fé que separou o Mar, e sim, algo sobrenatural, no caso, o Deus deles.
Só por essa explicação, qualquer argumento a favor da fé se esvai, quando vemos ação sendo tomada, força, vontade de.

Um fato que a Bíblia Cristã narra sobre outro espétaculo divino seria o desaparecimento das cidades de Sodoma e Gomorra.

Pessoas com luxúria à flor da pele, abusos por parte das ordens expressas pelo então Deus de Ló, entre outros... Mas a decisão do Deus foi rápida, com fogo supostamente vindos do céu, toda a cidade desapareceu, foi consumida em chamas, numa das mais devastosas aparições desse Deus-ação, espetáculo e demonstrativo.


Os exemplos de sua tomada de decisão, aparição, demonstração de existência são exorbitantes, infindáveis, são até normais ... rotineiros!

Quando Deus sentia que era chegada sua hora de se manifestar, ele não titubeava, aparecia! E mais: demonstrava quem ele era, e o que era capaz de fazer, para assim ser reconhecido, adorado e confessado, Deus de tudo e de todos, como vemos, um Deus de ação! Um Deus de presença e com objetivos e promessas cumpridas.

Passados algumas centenas de anos, o que temos?
Vou responder: Uma humanidade fadada à total destruição, e quando digo destruição, quero dizer destruição mesmo! De tudo: valores, bens, recursos, e destino.

E vão se levando suas vidas ... com um aborrecimento ali, outro aqui, orando às vezes, 'tirando uma onda' uns com os outros, determinado mês um acontecimento abala a humanidade: são dois prédios caindo, pegando fogo, matando milhares de pessoas, bombas em metrôs, pedaços de mãos e braços jogados pelas passagens como se tivessem ocupando o lugar dos copos e papéis descartáveis, logo, logo, se acalmam, esquecem dos acontecimentos, o Deus (antes Operante) é invocado, adorado e reconhecido como o Deus deles.

Mais uma vez um abalo, um tiro na rotina: guerras, fomes, pestes e logo, logo a imprensa esquece, políticos agora, ocupam o lugar nos noticiários que antes eram das calamidades.
Esses dias peguei carona com um vizinho para o trabalho, quando este me ofereceu um folheto (propaganda de sua religião e denominação cristã) onde, obviamente, invocava-me a participar de sua Igreja e dogmas.

Pensei no mesmo instante, como essas pessoas ficam décadas às vezes, meio século suportando o silêncio de um Deus, que antes, era bastante, mas, bastante ativo mesmo na humanidade!
Num outro fórum que participava postei um tópico chamado "O Fim dos Grandes Espétáculos de Deus" - que tinha o mesmo cerne que este que posto agora. (Era um Fórum Evangélico - saí de lá, pois verifiquei que a mim estava sendo praticado um Tribunal de exceção ou seja, estava sendo tolido, impedido de manifestar minha opinião, para satisfazer ao ego esvairado dos Moderadores, mas garanto: saí educadamente sem avisar nem falar nada).

Como explicação e na tentativa de continuarem levando a vida de 'provações' que levam, alguns argumentaram:

"Você tem que entender que naquela época Deus tinha seus motivos para praticar tais atos, pela necessidade urgente de sua intervenção."
ou então ...

"Deus não está inoperante, muito menos está deixando de se interferir na humanidade"

Eu até entendia o posicionamento deles diante do que relatei, não que eu tenha o Monopólio da verdade, longe disso ..

Eu compreendo pelo fato de que quando alguém se cura pela doença, ou pedidos sendo realizados, entre outras possíveis provas de sua manifestação, possam representar sua atividade ainda na humanidade do Caos.

Entretanto, a bíblia não relata apenas casos localizados, vamos dizer, pequenos, ínfimos de sua atividade, são relatados, casos descomunais, imensos, de dimensão e impactos globais, visto por qualquer um e presenciados por qualquer ser vivente, só assim, sua atividade e controle sobre o mundo seriam afirmados.

E hoje o que temos?

Vou responder: alguns testemunhos localizados de graça alcançadas, obras (através de trabalho braçal e iniciativa humanos, não sobrenaturais) sendo realizadas, construção de Igrejas, casas sociais, entre outras coisas atribuídas a Deus.
Não temos desde então, algo Espetacular, Fenomenal, de grande Impacto e Real, feitos ou produzidos por Deus, estou falando de um grande show de sua manifestação, que pudesse ser comprovada por câmeras, Imprensa ou internet, nada! Nada mesmo.

No momento em que ele poderia agora aparecer, as coisas parecem resolverem por si só, seguindo o curso natural da terrível e desastrosa "maneira de ser humana".

Temos mais mares conhecidos que o da época bíblica, temos muito mais cidades cobertas pela luxúria do que o da época bíblica e sim, temos precisado de sua intervenção sim! Apesar dos céticos nem acreditarem na sua existência, numa possível existência de um controlador, não é esse o caso, pois, a minha posição é o da neutralidade, não digo que ele não exista nem digo que exista.

Não posso ter imenso conhecimento para isso. Estou apenas afirmando que sua presença de algumas centenas de anos pra cá, foi nula.

Se algum dia, essa pergunta for respondida, mesmo assim, parece insuficiente, perderam-se muitas vidas. Muitas lutas por isso foram travadas, alienações e convicções foram colocadas no lixo, e mesmo assim, mesmo que um dia, qualquer dia, isso seja respondido, já digo de antemão.

Isso tudo foi desnecessário.

Foi desnecessário.
Desnecessário.

________________________
W.F. Júnior

Nenhum comentário: