quinta-feira, outubro 13, 2005

Pela manhã

Pela manhã, eles acordam, sentem o cheiro agradável de ovos fritos e chegam até a mesa onde temos muitos atrativos alimentares os esperando.

Agora, a garagem está aberta. Aciona a chave de seu carro para poder iniciar seu trabalho. Esses gestos irão se repetir durante toda a semana, para findar num culto a alguma criatura superior a eles.

Essa rotina chega a ser engraçada. Se comportam como pequenos personagens da maior novela do Universo, onde o Autor desapareceu sem dar explicações.

O roteiro vai se desenrolando ... atribuem às causalidades boas ou más ... vontade, castigo e fé!

Inclusive, na dúvida, fica a fé mesmo.

E meio a tempestades e nevoeiro, temos agora o fim da rotina. Quebrou-se o laço, de nada valem as reuniões para se discutir frivolidades e interpretações de livros que durante milênios teimam em não resolver nem explicar nada.


Diante de suas vaidades, emudecem e negam o óbvio destino: o silêncio eterno de uma carne sem vida.


_______________

W.F. Júnior

Um comentário:

Hernan disse...

Você acaba de expressar uma constatação que está escrita no milenar livro do Eclesiastes. Talvez esteja ainda em algum outro livro religioso, até mais antigo, que desconheço. Estou postando apenas para tentar dialogar e faze-lo perceber que talvez o conteúdo bíblico puro não seja ssim tão desprezível ou pernicioso quanto as interpretações dadas pelos religiosos desde o tempo dos sacerdotes denunciados pelos profetas, passando pelos fariseus e mestres da lei dos tempos de Jesus, até os fundamentalistas homofóbicos dos dias de hoje. É deles a doutrina mortal que aprisiona almas.
A Bíblia, como você deve saber melhor que eu, é um livro marcado por histórias e estórias, verdades e mentiras, afirmações diretas entremeadas por parábolas e metáforas hiperbólicas. Por fim, é uma insensata e apaixonante viagem que, se vista com o olhar certo, pode desvelar-nos irretratavelmente alguns mistérios divinos, enquanto aprisiona nossos sentidos na busca de outros indecifráveis. A Bíblia, meu amigo, é um livro intrigante, no qual vejo a saga de um Ser parindo sua criação ainda não concluída. Aguardemos o final. Ouso acreditar que as surpresas serão agradáveis.